Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade 3: Currículo, Projetos e Tecnologias
Atividade: 3.3 Projetos de trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Cursistas: Lucilene dos Santos Borges
Maria Helena Paz Lopes da Silva
Marinez de Souza Ferreira Melo
Unidade Escolar: Esc.Mun. Sossego da Mamãe
Turma:A
Data: 05/03/2012
Autor: DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
Tema: CONSTRUINDO O CONCEITO DE PAISAGEM NATURAL E CONSTRUÍDO
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino Fundamental Inicial
|
Geografia
|
Transformando a natureza: diferentes paisagens
|
Ensino Fundamental Inicial
|
Artes
|
Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
|
Ensino Fundamental Inicial
|
Língua Portuguesa
|
Língua escrita: prática de leitura
|
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Representar por meio de desenhos os elementos das paisagens natural e construída.
- Diferenciar paisagem natural de paisagem construída.
- Elaborar o conceito de paisagem a partir de observações e discussões.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor para introduzir o conceito de paisagem natural e construída com crianças do Ensino Fundamental Inicial – 1º ciclo, é importante resgatar os conhecimentos prévios que eles têm sobre o tema. Os conceitos ou (pré) conceitos dos alunos têm como origem à vivência de cada um, pois a Geografia tem estreita ligação com a realidade e o lugar em que vivemos, assim a região em que você trabalha, se é um grande centro urbano, uma pequena cidade ou uma zona rural, implicará nos conceitos de paisagem natural e construída, por isso é fundamental que você possa partir dos conhecimentos trazidos por eles.
Estratégias e recursos da aula
Professor, nossa aula está estruturada em três atividades e propõe alcançar os objetivos a partir das seguintes atividades:
- Desenho de uma paisagem em que a natureza esteja presente.
- Debate e registro sobre os desenhos elaborados.
- Recorte e colagem de paisagens construídas.
- Análises e registros relativos às imagens coladas.
Professor, você vai precisar dos seguintes materiais:
- Caderno.
- Lápis preto e coloridos.
- Revistas, jornais ou livros usados com imagens de paisagens: natural e construída (para recorte).
LABIN
-Computador
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. Professor, pergunte aos seus alunos quem já foi em uma chácara ou fazenda? Peça que descrevam oralmente a paisagem. Questione os alunos que nunca foram a uma zona rural se já viram na televisão, em filmes, no telejornal ou em imagens (livros, revistas ). Levar os aulos para o LABIN e solicite que façam um desenho da paisagem que viram ou imaginaram Paint.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Depois que todos fizerem o desenho, solicite que mostrem para os colegas e façam um comentário sobre o que representaram.
Imagem 2- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Explore o desenho e solicite que escrevam no HagaQue um pequeno texto contendo os seguintes itens:
- Classificação da paisagem representada (natural ou construída).
- Nome dos elementos naturais, construídos ou humanizados representados na paisagem.
Em seguida solicite que preencham o quadro abaixo com os nomes dos elementos desenhados de acordo com as suas características.
Recursos Complementares
http://www.brasilescola.com/geografia/conceitos-geografia.htm%20 %20http://www.externato-penafirme.edu.pt/geografia.htm%20
http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia
Avaliação
Professor, verifique se seus alunos conseguiram representar, por meio dos desenhos, os elementos que compõem as paisagens natural e construída, para isso acompanhe de perto o trabalho. Para avaliar se eles conseguem diferenciar paisagem natural de paisagem construída observe o quadro que eles fizeram.
Professor, ao longo desta atividade observe se seus alunos conseguem conceituar o que é paisagem, para isso questione-os sobre os elementos que caracterizam cada paisagem trabalhada, observe as atividades realizadas por eles (quadros e desenhos), pois ao longo do trabalho eles estarão construindo este conceito
Nenhum comentário:
Postar um comentário