terça-feira, 29 de maio de 2012

Atividade 2.6 planejando uma atividade com hpertexto e internet

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GUARAI
COORDENAÇÃO REGIONAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO

PLANO DE AULA



UNIDADE ESCOLAR: CEM: Oquerlina Torres

PROFESSOR (A): Marilene Ribeiro Melo Martins
                               Maria Helena Paz Lopes da Silva
                               Marinez de Souza Ferreira Melo
                               Lucilene dos Santos Borges
DISCIPLINA: Língua Portuguesa

ANO/SERIE/PERÍODO: 2010/3ºano/2ºbim                          DATA: 19/04 a 25/05
1-EIXO(S) NORTEADOR(ES) 
  • Conhecimento Sistêmico
  • Produção Textual
  • Compreensão Oral
2- COMPETÊNCIA(S)
·   Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção.
·                              Compreender as relações entre o texto literário e o contexto histórico, social, político e cultural, valorizando a literatura como patrimônio nacional.

·                              Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

3 – HABILIDADE(S)

·         Reconhecer as estruturas e usos lingüísticos com vistas à ampliação da capacidade de leitura e escrita;
  • Associar texto literário a estilo e a contexto histórico-cultural da época.
  • Sistematizar oralmente e por escrito textos descritivo-analíticos sobre obras literárias de gêneros definidos.
  • Utilizar-se da norma padrão da língua portuguesa em situações de comunicação adequadas.
  • Empregar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos(coesão e coerência) dos gêneros e tipos definidos.

4-CONTEÚDOS
·        Novo Acordo Ortográfico
·        Gêneros textuais: resumo, resenha, carta ao leitor e artigo de opinião;
·        Figuras de linguagem, de pensamento e de construção;
·        Vícios de linguagem;
·        Modernismo no Brasil: 1ª Geração Modernista – ousadia e inovação e 2ª Geração modernista – poesia;

5-METODOLOGIA
·         Pesquisar na webquest sobre a nova ortografia
  • Leitura de textos e diálogos
  • Aulas expositivas
  • Pesquisas na internet e em dicionários
  • Trabalhos em grupo
  • Músicas
  • Exibição de vídeo
  • Produção textual

6- RECURSOS DIDÁTICOS
  • Quadro-giz
  • Vídeos
  • TV / DVD
  • Internet
  • Aparelho de som
  • Data - Show

7- TEMAS TRANSVERSAIS
·               Pluralidade cultural

8- INTERDISCIPLINARIDADE
·         Geografia
·         Arte
·         História
9- AVALIAÇÃO
  • Avaliação Contínua (paralela)
  • Avaliação Escrita (Bimestral)
  • Avaliação Oral
10 – REFERÊNCIAS
·         Proposta Curricular do Ensino Médio
·         FARACO e Moura. Português Novo Ensino Médio.1ªed. Ática, 2002.

11- OBSERVAÇÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário