quarta-feira, 13 de junho de 2012
Atividade 4.3 Analisando o panorama do uso das mídias nas escolas.
Diante dos estudos realizados e trabalhos utilizando o uso das novas tecnologias pode-se dizer que a mídia esta presente em todos os setores de trabalho. Tornando-as atividades mais fáceis e propiciando melhores condições para as pessoas desenvolver suas atividades com eficácia.Pois o uso e manuseio das novas tecnologias faz com que o ser humano reflita sobre suas ações diante do Meio Social e do seu trabalho cotidiano .Sabe-se que o uso dos meios tecnológicos na escola é de sua importância , pois propicia aos alunos a terem uma visão de mundo, bem como, buscando novas transformações de se próprio e diferentes culturas.
Diante de todo esse avanço que estar disponível para todos ,ainda de certa forma percebe-se que o cidadão de um modo geral precisa ter acesso para o mesmo sinta se situado no mundo virtual.
segunda-feira, 4 de junho de 2012
ATIVIDADE 4.2 REPOSITÓRIOS EDUCACIONAIS DE MATERIAL MULTIMÍDIA
O CURSO TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS ME PROPORSIONOU MAIS CONHECIMENTO SOBRE SOFTWARE EDUCACIONAIS COMO CMAP TOOLS HAGÁQUÊ E SOBRE A CRIAÇÃO DE WEBQUEST. NA UNIDADE QUATRO PUDE ANALISAR MELHOR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÍDIAS DIGITAIS ALEM E EXPLORAR E CONHECER MELHOR OS SITES PORTAL DO PROFESSOR, PORTA CURTAS E TV ESCOLA O QUAL ESTÃO LINCADOS AO MEU BLOG.
Atividade 4.1 conhecendo objetos multimídia
De acordo com os estudos realizados nesta curso , compreende que os textos sugeridos oferece várias informações que auxilia o educador na sua prática de ensino, bem como , conduzindo para desenvolver seu trabalho com mais criatividade e eficiência. Além de oferecer recursos como vídeos, imagens ,filmes etc. Ao iniciar o estudo da unidade quatro pode assistir três vídeos : O primeiro chama-se COIEDA, segundo Pop e o terceiro Grupo do passo no qual nos mostrou criações belas e com tecnologias simples
terça-feira, 29 de maio de 2012
Atividade 3.5 Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo
Os conteúdos trabalhados no projeto foi desenvolvido com os alunos do 2º ano e estavam inseridos no currículo formal, pois o currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e sugere um plano para ser realizado apresentando o que fazer e quando ensinar e o que ensinar como e quando avaliar. Os conceitos e atitudes desenvolvidos no projetos fazem parte do currículo e os alunos aprenderam que as tecnologias constituem parte do currículo tornando-o mais rico e dinâmico. Portanto em sentido amplo o currículo escolar abrange todas as experiências escolares, e é o conjunto das experiências de aprendizagem planejadas e oferecida pela Unidade Escolar.
Atividade: 3.3 Projetos de trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.
Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade 3: Currículo, Projetos e Tecnologias
Atividade: 3.3 Projetos de trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Cursistas: Lucilene dos Santos Borges
Maria Helena Paz Lopes da Silva
Marinez de Souza Ferreira Melo
Unidade Escolar: Esc.Mun. Sossego da Mamãe
Turma:A
Data: 05/03/2012
Autor: DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
Tema: CONSTRUINDO O CONCEITO DE PAISAGEM NATURAL E CONSTRUÍDO
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino Fundamental Inicial
|
Geografia
|
Transformando a natureza: diferentes paisagens
|
Ensino Fundamental Inicial
|
Artes
|
Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
|
Ensino Fundamental Inicial
|
Língua Portuguesa
|
Língua escrita: prática de leitura
|
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Representar por meio de desenhos os elementos das paisagens natural e construída.
- Diferenciar paisagem natural de paisagem construída.
- Elaborar o conceito de paisagem a partir de observações e discussões.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor para introduzir o conceito de paisagem natural e construída com crianças do Ensino Fundamental Inicial – 1º ciclo, é importante resgatar os conhecimentos prévios que eles têm sobre o tema. Os conceitos ou (pré) conceitos dos alunos têm como origem à vivência de cada um, pois a Geografia tem estreita ligação com a realidade e o lugar em que vivemos, assim a região em que você trabalha, se é um grande centro urbano, uma pequena cidade ou uma zona rural, implicará nos conceitos de paisagem natural e construída, por isso é fundamental que você possa partir dos conhecimentos trazidos por eles.
Estratégias e recursos da aula
Professor, nossa aula está estruturada em três atividades e propõe alcançar os objetivos a partir das seguintes atividades:
- Desenho de uma paisagem em que a natureza esteja presente.
- Debate e registro sobre os desenhos elaborados.
- Recorte e colagem de paisagens construídas.
- Análises e registros relativos às imagens coladas.
Professor, você vai precisar dos seguintes materiais:
- Caderno.
- Lápis preto e coloridos.
- Revistas, jornais ou livros usados com imagens de paisagens: natural e construída (para recorte).
LABIN
-Computador
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. Professor, pergunte aos seus alunos quem já foi em uma chácara ou fazenda? Peça que descrevam oralmente a paisagem. Questione os alunos que nunca foram a uma zona rural se já viram na televisão, em filmes, no telejornal ou em imagens (livros, revistas ). Levar os aulos para o LABIN e solicite que façam um desenho da paisagem que viram ou imaginaram Paint.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Depois que todos fizerem o desenho, solicite que mostrem para os colegas e façam um comentário sobre o que representaram.
Imagem 2- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Explore o desenho e solicite que escrevam no HagaQue um pequeno texto contendo os seguintes itens:
- Classificação da paisagem representada (natural ou construída).
- Nome dos elementos naturais, construídos ou humanizados representados na paisagem.
Em seguida solicite que preencham o quadro abaixo com os nomes dos elementos desenhados de acordo com as suas características.
Recursos Complementares
http://www.brasilescola.com/geografia/conceitos-geografia.htm%20 %20http://www.externato-penafirme.edu.pt/geografia.htm%20
http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia
Avaliação
Professor, verifique se seus alunos conseguiram representar, por meio dos desenhos, os elementos que compõem as paisagens natural e construída, para isso acompanhe de perto o trabalho. Para avaliar se eles conseguem diferenciar paisagem natural de paisagem construída observe o quadro que eles fizeram.
Professor, ao longo desta atividade observe se seus alunos conseguem conceituar o que é paisagem, para isso questione-os sobre os elementos que caracterizam cada paisagem trabalhada, observe as atividades realizadas por eles (quadros e desenhos), pois ao longo do trabalho eles estarão construindo este conceito
Atividade 3.2 Contextualizando a mudança: da teoria a prática.”
Na execução da aula sobre a Importância de Preservar a Natureza . Foi realizado uma visita de campo onde foi mostrado para os alunos uma paisagem preservada , ou seja, onde a mesma não tinha sofrido nem um tipo de alteração humana.
Logo após voltamos para a escola para assistir um filme onde foi mostrada varias paisagens preservadas e outras que tinha sido destruída pelo homem
Atividade 3.1 Explorando o Software HAGAQUÊ
O HagáQuê é Sofware educacional livre riquíssimo em recursos que favorece aos alunos desenvolver sua criatividade e escrita. Disponibilizando ainda um banco de imagens com diversos componentes para a construção de Histórias em quadrinhos, e outros, como,editor de textos e ainda outros recursos que facilita no processo de ensino-aprendizagem, que auxilia na escrita e na linguagem
Atividade 3.1 Fórum - Contextualizando a mudança: da teoria a prática.”
Na minha prática de ensino na educação infantil tenho procurado ter um bom relacionamento de ambas as partes. No que diz respeito as estratégias utilizadas no discorrer das aulas tenho buscado metodologias coerentes com o nível dos alunos : Como cartazes, rótulos de objetos, nomes de objetos escolares , internet ,vídeo , som ,etc. .
Dessa forma tenho favorecido a todos um lugar onde todos sintam-se bem e livre para expor suas opiniões de acordo com seu limite.
Atividade 3.1 Contextualizando a mudança:
Diante da minha prática docente na Educação tenho procurado ensinar meus alunos , levando a conhecer e aprender a manusear as novas tecnologias.Pois sabemos que devemos levar o educando a interagir cada vez mais no mundo virtual . Além de poder contribuir para que possam interagir e inserir com a novas mudanças tecnológicas , em busca de obter mais informações e conhecimentos com o mundo ao seu redor
Atividade 2.10 Visitando a Wikipédia
wikipédia é uma ferramenta que auxilia as pessoas a obter mais conhecimentos em todas as áreas .Possibilitando para o educador planejar suas aulas com mais facilidades. Pois o mesmo tem uma certa interação entre varias pessoas com um alto nível de conhecimento.
Wickicionário é o nome oficial apenas na versão em língua portuguesa de um projeto original, ou seja , um documento que requer todas as informações necessárias para conhecimento .
Atividade 2.6 planejando uma atividade com hpertexto e internet
GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GUARAI
COORDENAÇÃO REGIONAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO
PLANO DE AULA
UNIDADE ESCOLAR: CEM: Oquerlina Torres |
PROFESSOR (A): Marilene Ribeiro Melo Martins
Maria Helena Paz Lopes da Silva
Marinez de Souza Ferreira Melo
Lucilene dos Santos Borges
|
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
|
ANO/SERIE/PERÍODO: 2010/3ºano/2ºbim DATA: 19/04 a 25/05
|
1-EIXO(S) NORTEADOR(ES)
|
2- COMPETÊNCIA(S)
· Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção.
· Compreender as relações entre o texto literário e o contexto histórico, social, político e cultural, valorizando a literatura como patrimônio nacional.
· Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
|
3 – HABILIDADE(S)
· Reconhecer as estruturas e usos lingüísticos com vistas à ampliação da capacidade de leitura e escrita;
|
4-CONTEÚDOS
· Novo Acordo Ortográfico
· Gêneros textuais: resumo, resenha, carta ao leitor e artigo de opinião;
· Figuras de linguagem, de pensamento e de construção;
· Vícios de linguagem;
· Modernismo no Brasil: 1ª Geração Modernista – ousadia e inovação e 2ª Geração modernista – poesia;
|
5-METODOLOGIA
· Pesquisar na webquest sobre a nova ortografia
|
6- RECURSOS DIDÁTICOS
|
7- TEMAS TRANSVERSAIS
· Pluralidade cultural
|
8- INTERDISCIPLINARIDADE
· Geografia
· Arte
· História
|
9- AVALIAÇÃO
|
10 – REFERÊNCIAS
· Proposta Curricular do Ensino Médio
· FARACO e Moura. Português Novo Ensino Médio.1ªed. Ática, 2002.
|
11- OBSERVAÇÃO
|
Atividade 2.4 Conceituando Hipertexto”
Foi possível encontrar no hipertexto vários objetos ,imagens , diversos textos e frases. NO hipertexto lhe possibilita estudar de forma não linear, pois o mesmo não tem uma sequência a seguir. Atraves dessas novas tecnologias em especial no hipertexto percebemos que temos uma nova forma de aprender e ensinar.
Atividade 2.3 Conceituando Hipertexto”
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informações na busca de melhores condições para pesquisar tal assunto.O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade. Hipertexto é uma maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavras-chaves. Esses links remetem o leitor a outros documentos de texto, a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais. Nesse caso o texto, tal como o cérebro humano, assume uma estrutura não hierárquica cuja característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. O usuário ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear.
Atividade 2 2 Navegando em busca do conceito de hipertexto experiência de navegar livremente”
De certa forma o processo de navegar livremente na internet não é difícil, mas requer cuidado para não se perder ao navegar e na procura de novos caminhos, conhecimentos... . O hipertexto me chamou atenção, pois o mesmo mostra várias situações para percorrer e ao mesmo tempo estar adquirindo mais informação
segunda-feira, 28 de maio de 2012
atividade 2.1 Navegação em hipertexto
Nós gostamos de navegar a deriva no portal do professor, pois abre muitas possibilidades e novas técnicas para trabalhar no dia a dia na sala de aula. Dando oportunidades aos professores de ampliar seus conhecimentos usando novos recursos .Observamos que a maioria das pessoas sentiram as mesmas sensações ao explorar o portal do professor.Todos conseguiram navegar com sucesso. Ao navegar descobrimos a importância de estarmos sempre pesquisando para melhorar nossas práticas educacionais.
terça-feira, 17 de abril de 2012
Atividade 1.3 - O papel da escola diante das novas tecnologias.
As escolas tem tido um grande avanço com o uso das novas tecnologias educacionais. Apesar de ter um grande número de profissionais que ainda não são capacitados para o uso das mesmas. A aprendizagem de toda a equipe escolar vem acontecendo ao longo prazo. Pois o tempo disponível ainda não é suficiente para os mesmos terem acesso e poder tirar suas dúvidas.E com isso fica a desejar no que diz respeito a aprendizagem com os alunos por não saber conduzi-lo. Mas percebe – se que as Unidades Escolares tem se preocupado com a questão citada a cima. Porém a mesma tem oferecido cursos para capacitar seus profissionais para melhor desenvolver seu trabalho educacional. Nesse contexto o processo de ensino aprendizagem com relação as TICS ainda não teve grande sucesso, pois está engatinhado a fim de supri essa tal situação-problema. .
Atividade 1.2 - Quem sou como professor e aprendiz?
Ser professor hoje é uma tarefa árdua, pois requer muita reflexão diante deste trabalho. Porém leva o profissional a rever suas práticas pedagógicas dentro das dimensões e organizações do ensino-aprendizagem.
Sendo assim, nota-se que é, um exercício constante na vida do educador estar sempre renovando e revendo seu trabalho como um organizador de aprendizagens na vida do educando.
Como educadora tenho procurado ser um professor pesquisador e reflexivo, diante da grande complexidade existente no meio em que trabalho, pois nem sempre podemos desenvolver aquilo que achamos que é necessário aos educandos de um modo geral, porém esse fator a qual se refere não corresponde a tais mudanças.
Sendo que envolve o Sistema e a Sociedade. Porém vale ressaltar que os educadores devem estar sempre buscando adquire mais conhecimentos no que diz respeito as TICS e renovar suas práticas educativas para melhor atender seu público-alvo que são os (Educandos).
Atividade 1.1 - Reflexões Iniciais
Curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h)
Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
Atividade: 1.1 – Reflexões Iniciais - em Dupla
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Turma: A
Cursista: Maria Helena Paz Lopes Silva e Marinez de Souza Ferreira Melo.
Unidade Escolar:Escola Municipal Sossego da Mamãe.Escola Municipal Aquarela
Função que atua: Professoras
Data: 05 de março de 2012
REFLEXÕES INICIAIS.
Atualmente as escolas estão capacitando - se para utilizar as novas tecnologias, dando oportunidade para os profissionais da educação buscar novos conhecimentos à medida que as tecnologias avançam.
Atualmente a sociedade, principalmente nosso educando, estão um passo a frente dos educadores com o uso das novas Tecnologias de Informação Comunicação (TIC) por exemplo o fácil acesso a internet através das “Lan house” na qual a pessoa que tem disponibilidade de tempo para pesquisar e atualizar seus conhecimentos através desta ferramenta (INTERNET).
Motivadas a buscar novas fontes de conhecimentos para aperfeiçoar as nossas práticas pedagógicas. Estamos utilizando em partes as novas tecnologias por falta de conhecimento e domínio dos recursos tecnólogos já disponíveis na escola, diante destes desafios sentimos a necessidade constante e urgente de estar revendo as nossas práticas e atualizando nossos conhecimentos em relação dos uso das TIC de maneira adequada e aplicando de forma eficaz os recursos tecnológicos em sala de aula com o objetivo a melhorar aprendizagem dos alunos.
Embora vivemos em sociedade do conhecimento, o acesso a esse conhecimento culturalmente gerado não é fácil. Nós profissionais da Educação temos apenas oito horas semanais disponíveis para hora atividade ficando difícil usar com qualidades os recursos tecnológicos disponíveis na escola por falta de tempo para manusear-los tornando complicado utilizar na práticas docente as tecnologias com qualidade e tendo efeito positivo no ensino aprendizagem dos nossos alunos. Mas devido ao grande amor pela profissão, estamos abrindo mão de certos prazeres para aprimorar nossos conhecimentos com as TICS.
Assinar:
Postagens (Atom)